UMA OPINIÃO BAMBA!

UMA OPINIÃO BAMBA!

Textos Interessantes e Curiosidades, Humor, Seinfeld, Política, Economia, Negócios, SPFC, Esportes, próprios ou não, mas sempre dando o devido crédito. Ou não?

quarta-feira, 14 de março de 2012

Xiiiiii.... Michel Teló pode ser proibido de cantar ‘Ai, Se Eu Te Pego’




Música

Michel Teló pode ser proibido de cantar 'Ai, Se Eu Te Pego'


Medida seria a consequência mais radical de processo movido por três estudantes paraibanas que se dizem coautoras da canção. Por ora, juiz da 3ª Vara Cível de João Pessoa pede o bloqueio dos lucros auferidos pela música

Maria Carolina Maia
Michel Teló no camarote Contigo!, em Salvador

Michel Teló no camarote Contigo!, em Salvador (AgNews)

O cantor paranaense Michel Teló pode ser impedido de cantar o hit que o projetou mundo afora,Ai, Se Eu Te Pego. A medida seria o efeito mais drástico de um processo que três estudantes paraibanas movem contra ele, contra a gravadora Som Livre, contra a editora Pantanal (de Teló) e contra a compositora baiana Sharon Acioly, que teria se apropriado indevidamente da coautoria da faixa.

As estudantes afirmam ter composto o refrão de Ai, Se Eu Te Pego e associado a ele a palavra "delícia"  que seria citação a uma música do grupo Parangolé. Oficialmente, a canção é atribuída a Sharon (refrão) e a Antônio Dyggs (restante da música). Se a Justiça decidir que elas são de fato autoras do refrão, o acordo comercial fechado entre Teló e Sharon para a reprodução da faixa perde a validade.

Por ora, o juiz da 3ª Vara Cível de João Pessoa pede que os réus apresentem balanços contábeis e façam um depósito dos lucros auferidos com a música até aqui.

Composta na Disney – De acordo com o advogado Miguel de Farias Cascudo, que representa as estudantes Marcella Quinho Ramalho, Maria Eduarda Lucena dos Santos e Amanda Borba Cavalcanti de Queiroga, a base do hit de Michel Teló foi composta em 2006, durante uma viagem das garotas à Disney, num grupo de sete amigas. 

Uma delas teria se interessado por um dos guias da excursão e, sentindo-se impossibilitadas de paquerar, as colegas de quarto teriam criado, de brincadeira, uma música que dizia "Ai, se eu te pego". "Nas filmagens da viagem, as jovens aparecem cantando e fazendo a coreografia hoje reproduzida por Teló. Anexamos o vídeo ao processo", diz Cascudo. 

"O objetivo da ação é o reconhecimento das estudantes como coautoras da música e, consequentemente, o repasse para elas da parte correspondente a Sharon Acioly no lucro pela canção. Sharon não criou nada. Não existe uma única vírgula, um único ponto que ela tenha criado", afirma o advogado. 

Entra Sharon Acioly – De acordo com o advogado, Sharon entrou em contato com a música quando, em 2008, as meninas viajaram para Porto Seguro e foram à palhoça Axé Moi, onde a cantora se apresentava. "Sharon viu as meninas cantando e dançando a música criada na Disney e as convidou para subir ao palco e mostrar a coreografia e a canção. A partir daí, se apropriou da faixa, que chamou a atenção do Antônio Dyggs. Ele entrou com a parte que diz 'Sábado, na balada'", continua o advogado.

O contato travado entre Sharon Acioly e as estudantes da Paraíba em Porto Seguro também foi filmado pelas meninas – e faz parte do processo. Em trecho já divulgado pela imprensa paraibana, Sharon Acioly aparece reconhecendo que a composição é de suas "três backing vocals" de João Pessoa (confira abaixo).

"As bases comerciais da música hoje são nulas, porque Sharon concedeu a Michel Teló algo que não podia conceder: o direito de reprodução de algo que não lhe pertencia. Teló poderia ser impedido de reproduzir a música, porque, para isso, ele precisa de autorização de todos os autores. Nosso primeiro pedido foi a proibição da reprodução da música ou depósito dos lucros obtidos com a reprodução da música. A Justiça, neste primeiro momento, ficou com a segunda opção", conta Cascudo.

De acordo com o advogado, a liminar (decisão provisória) deferida nesta segunda-feira o juiz Miguel de Britto Lyra Filho, da 3ª Vara Cível de João Pessoa, deu ainda 60 dias para que os réus apresentem um balanço contábil dos lucros obtidos com a música. Será cobrada uma multa de 50.000 reais por dia que exceder o prazo. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) também deverá prestar contas do que for auferido a partir desta semana. Qualquer um dos réus pode recorrer. 

Ainda de acordo com Cascudo, três outras estudantes, do grupo de sete que viajou à Disney, fecharam um acordo com Sharon Acioly, que também deverá ser apresentado à Justiça. No Youtube, o clipe de Ai, Se Eu Te Pego, música que se tornou a mais baixada em diversos países da Europa, já foi visto mais de 231 milhões de vezes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário