UMA OPINIÃO BAMBA!

UMA OPINIÃO BAMBA!

Textos Interessantes e Curiosidades, Humor, Seinfeld, Política, Economia, Negócios, SPFC, Esportes, próprios ou não, mas sempre dando o devido crédito. Ou não?

sábado, 24 de março de 2012

Conheça os campeões, os brigões e os brasileiros que passaram pelo reality do UFC




Reality show já teve "Street Fighter", melhor luta do UFC e até campeão brasileiro

Reality show já teve "Street Fighter", melhor luta do UFC e até campeão brasileiro

24/03/2012 - 06h00

Conheça os campeões, os brigões e os brasileiros que passaram pelo reality do UFC

Do UOL, em São Paulo


Com estreia marcada para este domingo, a primeira edição brasileira do reality show do UFC, o The Ultimate Fighter, traz uma história rica de outras 14 temporadas já realizadas nos Estados Unidos. O programa que se propõe a caçar novos talentos do MMA teve início em 2005 e já é um dos mais duradouros da TV norte-americana, além de ser o responsável por consolidar o MMA e diminuir os preconceitos com o esporte.

A edição nacional promete muito do que já se viu em diferentes níveis lá fora: disputas acirradas no octógono, rivalidade dos técnicos Vitor Belfort e Wanderlei Silva e, claro, muita intriga na casa dos lutadores. Como num Big Brother, eles ficam "ilhados" durante toda a participação, sem acesso ao mundo exterior, e portanto os ânimos costumam esquentar.

Conheça a casa do TUF Brasil, reality show do UFC

Uma das tradições do reality show do UFC, que estreia no Brasil neste domingo, é o confinamento dos atletas, o que dá margem para muita tensão entre os competidores TUF Brasil

Nestes sete anos, 21 lutadores já foram coroados campeões do TUF, já que algumas temporadas têm disputas de duas categorias, simultaneamente. Apenas três chegaram ao cinturão do Ultimate e uma série de atletas ficou pelo caminho, seja desistindo do MMA ou somando cartéis pífios.

Ainda assim, o reality provou sua importância, com transmissões simultâneas das edições brasileira e norte-americana este ano e um projeto de expansão para países como Índia e Austrália. Confira abaixo algumas das principais histórias das 14 primeiras edições do TUF.

Três chegaram ao cinturão, mas "maldição" persiste

O objetivo do TUF, desde seu início, é claro: revelar novos campeões para o UFC. No entanto, após 14 edições e 21 atletas vencendo suas categorias no reality, apenas três chegaram ao cinturão, um total apenas de 15%.

Uma certa maldição acompanha estes gladiadores que chegaram à glória máxima. Os três - Forrest Griffin, Rashad Evans e Matt Serra - não conseguiram defender sequer uma vez o título e só puderam se chamar de campeões por períodos muito breves.

Ainda assim, uma boa parte dos lutadores segue no UFC, se equilibrando entre vitórias e derrotas. São nomes como Josh Koscheck, Diego Sanchez, Clay Guida, Chris Leben e Kenny Florian, entre outros.

AS BRIGAS E CONFUSÕES

Com um bando de marmanjos sem acesso ao mundo exterior, é claro que o TUF é uma bomba prestes a explodir no quesito comportamento - no estilo Big Brother, mas sem mulheres de biquini o dia todo.

No vídeo ao lado vemos uma briga que começou entre dois lutadores e que se estendeu aos técnicos Jason Miller e Michael Bisping. Mas a lista de desavenças é enorme. Já houve concorrente que urinou no travesseiro de um rival, sopapos dentro da casa - mas com regras do MMA - e muitas trocas de empurrões e xingamentos.

1ª FINAL DO TUF: MELHOR LUTA E CONSOLIDAÇÃO DO MMA

O UFC deu uma sorte e tanto. A primeira final do reality nos EUA teve a luta que é considerada a melhor da história. Forrest Griffin e Stephan Bonnar se enfrentaram numa batalha de superação, em um combate duríssimo. Griffin venceu e, mais à frente, chegou ao cinturão do UFC. A visibilidade do programa, ajudada por este combate, foi fundamental na consagração do formato e do MMA como um todo, iniciando a febre da modalidade.

O formato chegou a ser questionado, mas sobreviveu e foi renovado este ano. Nos EUA, o TUF agora tem seus combates transmitidos sempre ao vivo, nas sexta-feiras à noite.

Dana White imprime sua imagem ao público

O presidente do UFC, Dana White, aparece no reality desde sua primeira edição, o que contribuiu para consolidar sua imagem à frente da organização. Um episódio que o marcou, no TUF 1, foi uma imensa bronca nos lutadores quando eles descobriram que não receberiam salário pela estadia e pelas suas primeiras lutas no programa. "Vocês querem ser lutadores ou não?", bradou Dana, passando agora também na televisão a sua imagem de dirigente durão, que o acompanha até hoje.

O TUF EM NÚMEROS

21 Campeões
Teve o reality show em suas 14 edições. Algumas delas, como acontecerá na brasileira, tiveram duas categorias em disputa.
Lutadores
Chegaram ao cinturão do UFC, apenas 15% do total de campeões. Nenhum defendeu o título com sucesso, sequer uma vez.
15 vitórias
Tem Josh Koscheck no UFC, com cinco derrotas. É o melhor cartel de um lutador pós-TUF.
1,3 Milhão
Foi o número de telespectadores na estreia da 15ª edição, que está sendo transmitida neste 1º semestre nos EUA.

O Brasil no TUF: técnicos e o mais recente campeão

Como era de se esperar, o Brasil não poderia ficar fora do TUF, mesmo antes da chegada do programa ao Brasil. O primeiro título do país veio apenas este ano, na última edição concluída, a 14ª. O brasileiro Diego Brandão arrasou seus oponentes e conquistou o título, faturando o contrato com a organização. Entre os técnicos, Rodrigo Minotauro duelou com Frank Mir na edição de número 8, em 2008. Recentemente, na 13ª, Júnior Cigano foi o treinador ao lado de Brock Lesnar, antes de sua conquista do cinturão dos pesados.

Por onde andam? Relembre alguns casos famosos no reality

O nutricionista
O norte-americano Mike Dolce até tentou ser lutador, mas seu cartel de cinco vitórias e dez derrotas o levou a outra profissão. Participante da sétima temporada do TUF, ele acabou sendo um técnico auxiliar no reality e, mais adiante, ficou mais conhecido pelo seu trabalho como nutricionista. A "dieta Dolce" já foi utilizada por astros do MMA como Vitor Belfort, Chael Sonnen, Michael Bisping e Gray Maynard. A alimentação proposta lembra a da família Gracie, e se baseia em alimentos naturais.
O Street Fighter
Uma das participações mais esperadas foi a de Kimbo Slice, conhecido pelos seus vídeos de lutas de rua na internet. No entanto, ele não rendeu o esperado e foi derrotado durante o reality. O peso pesado ganhou a chance de lutar na final do TUF, em que conseguiu uma vitória por pontos, mas depois de perder para Matt Mitrione no UFC 113 deixou a organização e hoje tenta a carreira nos quadriláteros do boxe.
Ex-ator pornô, lutador é preso e muda nome: War Machine
Jon Koppenhaver é aquele lutador tipicamente polêmico. Ex-ator pornô, ele esteve na sexta edição do TUF, mas não chegou à final. Mais do que no octógono, fora dele é que ele dá o que falar, com detenções por agressão e desordem, que ele ainda paga com penas atrás das grades. Para completar, ele conseguiu mudar seu nome legalmente de Jon Koppenhaver para seu apelido nas lutas, War Machine (máquina de guerra).


Nenhum comentário:

Postar um comentário