UMA OPINIÃO BAMBA!

UMA OPINIÃO BAMBA!

Textos Interessantes e Curiosidades, Humor, Seinfeld, Política, Economia, Negócios, SPFC, Esportes, próprios ou não, mas sempre dando o devido crédito. Ou não?

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Irlanda não descarta resgate financeiro da União Europeia⁠

15/11 às 11h09 Reuters/Brasil Online⁠


DUBLIN/BERLIN (Reuters) - A Irlanda não exclui a possibilidade de recorrer à União Europeia para resolver sua crise de dívida, mas o país disse que ainda não foi feito um pedido formal de resgate financeiro.

"As coisas estão acontecendo aos poucos", disse o ministro da Justiça, Dermot Ahern, à rede de TV irlandesa RTE, quando perguntado se apostaria sua reputação para dizer que Dublin não pedirá ajuda.

Em comunicado, um porta-voz do Departamento de Finanças irlandês afirmou que colegas internacionais estão sendo contatados "à luz das condições atuais de mercado", mas repetiu que não há pedido de socorro financeiro.

Nos últimos dois dias, fontes da UE disseram haver negociações sobre um possível resgate e que a Irlanda, diante dos crescentes custos de financiamento, não deve conseguir se sustentar sozinha.

De acordo com fontes, a UE prefere que a Irlanda aceite a ajuda, evitando, assim, um cenário como o da Grécia -cujos problemas fiscais fizeram a zona do euro inteira entrar em crise.

O ministro Ahern declarou que as notícias sobre as negociações de resgate são "ficção".

"Não há negociações acontecendo. Se houvesse, o governo deveria estar ciente, e nós não estamos cientes disso", disse ele, acrescentando que havia falado com o premiê Brian Cowen no domingo e com o ministro das Finanças, Brian Lenihan.

A Irlanda seria o segundo país da zona do euro, depois da Grécia, a obter resgate internacional. Porém, um membro do governo disse que a Irlanda não é como a Grécia, pois está financiada até meados de 2011 e, portanto, não precisa de assistência.

Fontes da UE disseram que os valores de resgate discutidos variam entre 45 e 90 bilhões de euros, dependendo da necessidade de auxiliar os bancos endividados.

A ajuda viria de um mecanismo inicial de resgate da UE ou da Instalação de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF), criada depois que a Grécia buscou ajuda, em maio.


Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário