UMA OPINIÃO BAMBA!

UMA OPINIÃO BAMBA!

Textos Interessantes e Curiosidades, Humor, Seinfeld, Política, Economia, Negócios, SPFC, Esportes, próprios ou não, mas sempre dando o devido crédito. Ou não?

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Angela Merkel é reeleita líder da CDU e defende estabilidade do euro⁠

15/11 às 14h39 Reuters/Brasil Online⁠


KARLSRUHE, Alemanha (Reuters) - A chanceler alemã Angela Merkel foi reeleita nesta segunda-feira como líder da União Democrata-Cristã (CDU) para um quinto mandato de dois anos, com 90,4% dos votos.

Em um congresso do partido conservador alemão, Merkel disse que a Europa precisa derrotar os riscos à moeda local e criar uma nova âncora de estabilidade financeira e econômica na zona do euro.

Segundo ela, é essencial que a União Europeia trabalhe em conjunto para prevenir novas crises de confiança como a da Grécia.

Merkel falou no momento em que crescem as pressões para que a Irlanda concorde com um pacote de socorro da UE para impedir a venda de títulos do mercado de dívida e o contágio a outros devedores europeus.

"Tudo está em jogo. Se o euro falir, a Europa irá falir," disse Merkel.

"A ideia dos valores e da unidade europeia terá falido, uma ideia que deu força e prosperidade ao nosso continente após o século passado, com suas guerras e destruição. Está em nossas mãos. Cabe a nós criarmos uma nova âncora para uma cultura de estabilidade na Europa," disse a chanceler.

Procurando reforçar seu partido, que está em baixa, Merkel não entrou em detalhes sobre os planos para um novo pacto de estabilidade do euro, nem mencionou a Irlanda em particular.
O esforço de Berlim para que os membros da UE acordem um mecanismo que permita que a Europa faça frente a crises de dívida futuras e potencialmente faça o setor privado dividir o custo de uma reestruturação da dívida vêm intensificando os receios dos investidores sobre títulos governamentais europeus.

"Precisamos nos preparar para o futuro, para que uma crise nunca mais se repita," disse Merkel em discurso de 75 minutos.

Merkel ocupa o cargo de chanceler desde 2005 e é líder da CDU desde 2000. As próximas eleições federais ocorrem em 2013.


Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário