A conta vai vir para o Governo Brasileiro! E para o povo. Nós!!!
A festa de gastança do governo federal para a eleição de Dilma, abandonou o controle fiscal de vez! O Governo tem manter os juros atrativos para captar recursos e financiar o rombo! Os bancos agardecem!
E o mundo também irá nos empurrar mais uns tickets para pagar!
Explico: com os juros baixos na Europa e as medidas de incentivo da economia interna do governo norte-americano, tornará os juros exorbirtantes pagos no Brasil cada vez mais atraentes.
Mais entrada de capital, maior valorização do real! Exportadores se preparem!
Além disso, o endividamento interno do governo vai aumentando. No Blog do Senador Álvaro Dias tem artigos muito interessantes a esse respeito.
A tão falada quitação da dívida com o FMI pelo PT, na verdade, foi uma troca de endividamento externo pelo interno. Daí os lucros monumentais dos bancos que, ao invés de prestar seu serviço básico de emprestar, garante a rentabilidade de seus acionistas com ganhos em tesouraria. E eles estão certos. Estão na deles! É a regra do jogo que o governo Lula propôs.
E o pior é que não adianta muito abaixar os juros. É importante, mas os impactos ainda continuarão.
Na verdade, isso dará maior lucro ainda ao bancos! Como os títulos do governo são, na maioria com juros pre-fixados, eles foram emitidos com taxas elevadas e de prazo relativamente longo.
Os bancos avaliam sua carteira a valor de mercado (o famoso MtM - Mark to Market). Portanto, se os juros oficiais (SELIC) cairem, sendo esse é o paramentro de mercado para avaliar as operações (Benchmark), os bancos serão possuidores de títulos que renderão muito mais do que as aplicações disponíveis no momento de taxa mais baixa, além de pagar menos pelos novos recursos.
Analogia bem simplificada para o entendimento: uma pessoa pega um dinheiro emprestado à taxa de 3% ao mês, e aplica à taxa de 5% ao mês. Simples assim. Os bancos, nesse exemplo, já aplicaram à 5%. Se os juros cairem à 3%, suas aplicações renderão 2% acima da atual taxa de mercado. Resultado: LUCRO!
Como sair disso: não há saída no curto prazo! É uma conta que nós, o povo, iremos pagar!
A não ser pelo risco de crédito ou liquidez, ou seja, default, calote, moratoria, etc... o que é um absurdo e não há mais espaço no Brasil para medidas assim.
Então, a conta vai vir. E vai vir alta!!!
Muito mais sobre o assunto, mas ficaria longo e entediante demais.
Ricardo Bampa
04/11/2010
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário