UMA OPINIÃO BAMBA!

UMA OPINIÃO BAMBA!

Textos Interessantes e Curiosidades, Humor, Seinfeld, Política, Economia, Negócios, SPFC, Esportes, próprios ou não, mas sempre dando o devido crédito. Ou não?

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tribunal de Haia quer abrir investigação sobre massacres na Costa do Marfim

------------------------------------------------
Opinião do Blog:

Na guerra, todo mundo perde. Mas nem tudo é válido! Os excessos devem ser apurados mesmo! Independente de quem cometa. Nada justifica massacres.

Ricardo Bampa - Qua, 6 Abr, 2011 | 23:00:30
------------------------------------------------


Veja.com
(http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/tribunal-de-haia-quer-abrir-investigacao-sobre-massacres-na-costa-do-marfim)
Internacional


06/04/2011 - 17:53

África


Iniciativa surge depois de relatos de que houve chacinas na tomada de Duekué pelos combatentes do presidente eleito Alassane Ouattara



Apoiadores de Gbagbo são apreendidos por partidários de Ouattara ⁠(AFP)

O procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), o argentino Luis Moreno Ocampo, anunciou nesta quarta-feira que quer abrir uma investigação sobre "os massacres cometidos de forma sistemática ou generalizada" na Costa do Marfim. O país vive conflitos internos desde as últimas eleições presidenciais, em que Alassane Ouattara venceu o pleito, mas seu rival Larent Gbagbo se recusou a deixar o poder. Nas últimas semanas o impasse político se converteu em combates armados. 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e outras entidades internacionais, houve chacinas em grande escala na tomada de Duekué - importante localidade situada no oeste do país- na terça-feira, 29 de março, pelos combatentes do presidente eleito Alassane Ouattara. Os registros vão de 330 mortos a mil "mortos ou desaparecidos".

O TPI, com sede em Haia, pode abrir uma investigação a pedido do Conselho de Segurança da ONU, como é o caso da Líbia; a pedido de um Estado que faça parte do Estatuto de Roma, fundamento jurídico do Tribunal; ou por iniciativa do gabinete do procurador.


(Com agência France-Presse)


Tags: ⁠ costa do marfim, crise, eleições, gbagbo, guerra civil, haia, massacre, ottawa.


Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário