Google inclui comentários do Facebook em suas buscas
Por IDG News Service / EUA
Publicada em 03 de novembro de 2011 às 12h30
Empresa confirmou início de visualização de conteúdo em Ajax e JavaScript em sua ferramenta; novidade só vale para comentários públicos.
O Google passou a indexar conteúdo em Ajax e JavaScript, o que significa que páginas que usam esse tipo de programação – como comentários no Facebook – agora estão abertas para buscas.
Essa mudança no bot do sistema de buscas da Google foi primeiramente descoberta pelo site Digital Inspiration, e depois confirmada pelo engenheiro da Google, Matt Cutts, no Twitter. "O Googlebot está cada vez mais inteligente. Agora ele tem a habilidade de executar AJAX/JS para indexar alguns comentários dinâmicos", escreveu Cutts em sua conta no microblog.
Antes dessa implementação, os bots do Google não conseguiam fazer buscas nas seções de comentários de sites que usavam mecanismos de terceiros, como o Disqus, Facebook e Intense Debate. Agora, o Google pode indexar esses comentários – o que é uma benção para os webmasters, mas uma situação potencialmente confusa para pessoas muito "sensíveis" quanto a questões de privacidade.
Para esclarecer o assunto: essa não é uma brecha de privacidade. Os bots da Google ainda são incapazes de visualizar comentários feitos em páginas privadas, como o seu mural e o de amigos do Facebook (desde que vocês tenham suas configurações de privacidade ajustadas para isso).
No entanto, os bots do Google agora podem ver comentários que você postou em fóruns públicos, que incluem sites que usam o sistema de comentários do Facebook, assim como páginas públicas na própria rede social. Lembre-se, esses comentários já eram públicos desde o início, apenas não era fácil buscá-los na web – o que mudou agora com essa novidade.
Você pode pensar que essa novidade não é nada demais – afinal de contas, você não é do tipo que deixa um monte de comentários comprometedores em fóruns públicos, certo?
Mas deveria se preocupar é com os seus amigos do Facebook, que podem não estar muito atualizados com as suas configurações de privacidade no site. Se um deles não tiver sua página bloqueada, e, por um acaso, fizer um comentário estúpido, como "Estou tão bêbado agora que vou dizer que estou doente e faltar no trabalho amanhã!" – esse comentário agora será "buscável" no Google.
Como falamos antes, esse comentário já era tecnicamente público o tempo todo, mas é que agora ficou mais fácil encontrá-lo.
O Digital Inspiration afirma que você poderá buscar por coisas como "Nome de quem fez o comentário" e "Título de quem fez o comentário" para encontrar todos os textos que essa pessoa fez usando a plataforma de comentários do Facebook.
Dito isso, essa mudança não é de toda ruim. Os webmasters que usam sistemas de comentários baseados no Java provavelmente notarão um ganho no SEO (otimização de ferramenta de busca), uma vez que os comentários agora serão contabilizados no pagerank.
Já entendi, e atualizei lá minhas configurações de privacidade :)
ResponderExcluir