Google "River" View na Amazônia: Street View estreia na floresta
A empresa fez imagens em 360º do Rio Negro e das comunidades da região
O Google disponibilizou na noite de quarta-feira (21) as imagens em 360º feitas pela equipe do Google Street View na Reserva do Rio Negro, na Bacia Amazônica. Em agosto de 2011, a empresa anunciou uma parceria com a ONG Fundação Amazonas Sustentável (FAS), para levar a tecnologia à região. Agora, quem se interessar pode fazer um passeio de barco pelo Rio Negro e seus afluentes e pelas comunidades locais. O lançamento das imagens foi feito na quarta-feira para coincidir com o Dia Internacional das Florestas.
Para realizar o projeto , a empresa utilizou o trike – uma espécie de triciclo equipado com uma câmera com lente olho de peixe – e contou com a ajuda de moradores do local, treinados para operar o equipamento.Ao todo, mais de 50 mil fotos precisaram ser feitas para criar as imagens em 360º da Reserva..
Segundo mensagem da empresa em seu blog, o objetivo do projeto é facilitar o acesso de pesquisadores e interessados a informações sobre essa região da Amazônia e sobre as comunidades tradicionais que vivem na área: "Várias regiões da Amazônia, incluindo a Reserva do Rio Negro, estão sob a proteção do governo brasileiro e possuem acesso restrito. Esperamos que o Streeet View dê acesso a esse canto do mundo que, de outra forma, a maioria de nós jamais teria a chance de conhecer", disse. Em agosto, o presidente da FAS, Virgílio Viana, disse esperar que mais parcerias semelhantes pudessem se concretizar: "Esperamos que esta iniciativa fomente outras parcerias que também possam unir a alta tecnologia com a sabedoria dos moradores da floresta", declarou.
Em seu blog, a equipe do Google também disponibilizou um pequeno vídeo contando alguns detalhes do trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário