do Blog do Eduardo Homem de Carvalho
(http://eduardohomemdecarvalho.blogspot.com)
(Twitter: @eduardohomem41)
Postado 26/12/2010 às 21:43
O orçamento do Ministério do Turismo foi um dos mais suplementados pelos congressistas durante a tramitação do projeto no Congresso Nacional. Subiu cerca de 300% em relação ao previsto inicialmente. A atenção toda especial dada pelos parlamentares a essa pasta pode ser sinônimo de preocupação com um setor que gera emprego e renda em todo o Brasil e que precisa de uma atenção especial, principalmente agora que o Brasil vai sediar uma Olimpíada e uma Copa do Mundo. Certo? Nem tanto. Nossos parlamentares não são tão altruístas assim.
A pasta vem recebendo a cada novo orçamento votado aumento de recursos, principalmente de verbas destinadas à promoção de festas no interior. Na mesma proporção que esses recursos aumentam, crescem também as notícias de desvios envolvendo a aplicação de todo esse dinheiro Brasil afora. Elas apontam para desvios nas emendas destinadas pelos parlamentares para a realização de festas em suas bases eleitorais e também para entidades de fachada.
Os problemas são os mesmos de sempre: superfaturamento, fraude em licitação, cobrança de propina para a liberação do dinheiro, falta de fiscalização da na prestação de contas dessas verbas. Os mesmos apontados pelas operações que desbaratam outras fraudes envolvendo emendas parlamentares ao Orçamento da União. Por isso, não será nenhum surpresa se qualquer dia desses a Polícia Federal promover uma nova operação para desbaratar mais esse esquema envolvendo emendas parlamentares. Surpresa mesmo só quando alguém de colarinho branco e assento no Congresso for realmente punido. Quem sabe um dia?
Ah! e o próximo ministro do Turismo será aquele senhor da melhor idade que fez uma suruba básica no motel Caribe, nos arredores de São Luíz, e pagou com verba pública. Ele é afilhado político de Sarney...
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário