UMA OPINIÃO BAMBA!

UMA OPINIÃO BAMBA!

Textos Interessantes e Curiosidades, Humor, Seinfeld, Política, Economia, Negócios, SPFC, Esportes, próprios ou não, mas sempre dando o devido crédito. Ou não?

terça-feira, 31 de maio de 2011

Não leve os problemas para a cama: a relação entre o sono inadequado com sua saúde

Jornal Ciência
(http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=758:nao-leve-os-problemas-para-a-cama-a-relacao-entre-o-sono-inadequado-com-sua-saude&catid=154:mariana-capistrano&Itemid=549)


(Dica da @Val_Ce - sigam no twitter!)

Ter, 31 de Maio de 2011 00:05

Mariana Capistrano


Quem nunca passou pela seguinte situação: semanas e semanas de trabalho (ou estudo), poucas horas de sono, a expectativa das tão sonhadas férias e, quando elas chegam, vem acompanhada de uma gripe fortíssima. Por que será que isso acontece?

Há uma forte relação entre alto nível de estresse, o sono inadequado e o sistema imunológico, que é o responsável por defender nosso corpo de microorganismos que possam causar mal, também faz a limpeza do organismo retirando as células mortas e combate as alteradas (que podem gerar um câncer). Um exemplo disso é estudo feito na Dinamarca que demonstrou que as trabalhadoras noturnas tem maior risco de desenvolver um câncer de mama em comparação com as mulheres que trabalham de dia.

Muitos estudos mostram a relação entre privação do sono e baixa no sistema imune. Um feito com vírus da Hepatite A, demonstrou que a privação do sono reduz a produção de anticorpos quatro semanas após a imunização. Outro realizado com o vírus influenza (causador da gripe) também teve como resultado uma baixa na síntese de anticorpos. Nesses dois trabalhos essas células de defesa foram verificadas no período que a produção estaria no auge.

Esses efeitos podem ser explicados, em parte, porque a privação de sono causa estresse em muitos animais, inclusive nos seres humanos.

Durante períodos estressantes, o organismo libera um hormônio chamado cortisol, este em grande quantidade inibe células importantes do sistema imune, aumentando a suscetibilidade às infecções. Em dias normais, a noite, há uma baixa desse hormônio, porém quando o indivíduo se encontra muito estressado o nível do cortisol não diminui. Ai que surge um problema: é nesse horário que há uma produção de outro hormônio – a melatonina – que combinada com o cortisol diminui drasticamente a produção de linfócitos (células de defesa).

O estresse é considerado um dos fatores principais que desencadeiam a insônia. O pensar recorrente em certos sentimentos causam uma ativação psicológica ou fisiológica, resultando na falta de sono. Essa hiperatividade do cérebro exacerba a vigilância e tem impacto negativo sobre o sono, formando um ciclo vicioso, em que a dificuldade para dormir acaba se tornando um fator estressante.

Pacientes com insônia crônica possuem redução em diversas células do sistema imunológico, além disso, há um deslocamento para uma maior resposta inflamatória que pode causar doenças auto-imunes.

A privação do sono devido a diversos fatores gera um estresse em quem sofre, e conseqüentemente, uma redução nas células que fazem parte do sistema imunológico. Para uma vida saudável é necessário que esses três fatores estejam em harmonia.


Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário