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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Brasileiro joga muito no trabalho, diz desenvolvedor de games


09/02/2012 - 15h12

Brasileiro joga muito no trabalho, diz desenvolvedor de games


HELTON SIMÕES GOMES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"O brasileiro joga muito no trabalho", disse durante palestra da Campus Party Alex Leal, cofundador da Give Me Five, desenvolvedora de games que criou "Dilma Adventures", primeiro jogo político do Brasil. Criado duas semanas antes da campanha de 2010 que levou Dilma à Presidência, o título já havia sido jogado por 1,5 milhão de pessoas em duas semanas. A Folha é patrocinadora do evento.

A Give Me Five registrou os períodos em que "Dilma Adventures" era mais jogado e constatou que o número de jogadores aumentava pela manhã, no início do expediente, e antes do almoço. Para os próximos jogos, os desenvolvedores estão até pensando em ajustes para evitar problemas com o chefe. "Vamos colocar um botão para tirar a música ou um botão de pânico. Quando o chefe chegar, o cara aperta, e aparece uma tela de Excel", brinca Leal.

Reprodução
Tela do jogo "Dilma Adventures"; desenvolvedores ganharam R$ 20 mil do PT
Tela do jogo "Dilma Adventures"; desenvolvedores ganharam R$ 20 mil do PT

A ideia do jogo surgiu com "Super Obama World", disse Roberto Guedes, também cofundador da Give Me Five. O game americano é uma paródia de "Super Mario World", clássico do Super Nintendo. Já o game brasileiro também se inspira no jogo "Sonic". "Quando a gente copia de um é plágio, quando copia de muitos é pesquisa", brinca Leal.

O jogo foi desenvolvido em dez dias. Para torná-lo mais familiar a quem não está muito acostumado com consoles, preferiram fazer algo mais simples. "Tentamos poluir o menos possível. O Serra dando 'Hadouken' na Dilma não ia ser legal", diz Leal. Dois dias depois do lançamento do jogo, os desenvolvedores foram chamados pelo PT e receberam R$ 20 mil por terem feito o jogo.

Os dois desenvolvedores disseram ter enviado proposta ao PSDB, mas, como não obtiveram resposta, desistiram de um jogo tucano. "É uma questão de marketing também. A Dilma já despontava como líder nas pesquisas. Agora que ela ganhou, a gente pode dizer que a ajudamos a ganhar, né", brinca Leal.

Com o segundo turno, lançaram "Dilma Adventures 2". Nesse, incluíram um golpe novo: a bolinha de papel, uma brincadeira com o episódio envolvendo Serra. E, na toada dos jogos baseados no mundo real, criaram também "Jogo Justo na Ilha dos Impostos", em que é necessário combater os leões do Fisco.




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