Apesar de nenhum grande estrago ter sido registrado, moradores se assustaram com o terremoto
23/08 às 15h37
O Globo
Com agências internacionais
(http://moglobo.globo.com/integra.asp?txtUrl=/mundo/mat/2011/08/23/terremoto-atinge-costa-leste-dos-eua-925184903.asp)
WASHINGTON - Um terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter atingiu a Costa Leste dos Estados Unidos nesta terça-feira, forçando o esvaziamento do Pentágono, do Capitólio e de algumas partes da Casa Branca, em Washington. Não houve registro de feridos graves ou grandes estragos na capital americana, mas a embaixada do Equador e a torre da Catedral Nacional - um dos prédios mais altos da cidade - ficaram danificadas.
No estado da Virginia, onde foi localizado o epicentro do sismo, duas centrais nucleares foram automaticamente desligadas por segurança, mas não foi registrado qualquer problema. Foi o maior tremor registrado na História do estado americano, mas não há informações sobre feridos ou danos graves.
Segundo o Instituto Geológico dos EUA, os abalos foram sentidos desde a Carolina do Norte até Toronto, no Canadá. O epicentro foi entre as cidades de Charlottesville e Richmond, na Virginia, e a 3,1 quilômetros de profundidade. Inicialmente, havia informações contraditórias e chegou a ser divulgado que o epicentro havia sido registrado a 800 metros de profundidade.
Prédios em algumas partes de Manhattan também foram esvaziadas, entre eles a Prefeitura, e o serviço de telefonia móvel em Nova York foi interrompido. Após uma breve suspensão, os voos nos aeroportos doméstico e internacional da cidade foram retomados.
Segundo a Autoridade Portuária da cidade, a operação dos voos deve ser retomada em algumas horas. Em Nova York, os trabalhos de construção do Marco Zero foram interrompidos.
Na ilha de Martha's Vineyard, onde o presidente Barack Obama passa férias com a família, também houve registro do terremoto, informou a CNN.
Em Washington, partes do teto do aeroporto caíram durante os abalos, e todos os voos foram cancelados. Os trens que circulam na região reduziram a velocidade. Bombeiros da capital americana informaram via Twitter que estão recebendo muitos chamados na cidade e que algumas pessoas apresentaram ferimentos leves.
Ainda na capital, todos os monumentos e memoriais do National Mall foram esvaziados e fechados. Funcionários que tiveram que deixar seus prédios pouco depois da hora do almoço contaram que objetos nos seus escritórios caíram no chão.
- Nós estávamos chacoalhando - disse Larry Beach, que trabalha na Agência dos EUA para Desenvolvimento Internacional, a cerca de 130 quilômetros do epicentro do terremoto. - Foi definitivamente expressivo.
Autoridades americanas anunciaram que não há perigo de ondas gigantes na costa do país. O Serviço Nacional de Clima explicou que o epicentro do terremoto foi muito longe do oceano e não há perigo de tsunami.
A Costa Leste costuma ser atingida por abalos, mas muito menores que os que ocorrem na Califórnia ou na Alasca, por exemplo.
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário