UMA OPINIÃO BAMBA!

UMA OPINIÃO BAMBA!

Textos Interessantes e Curiosidades, Humor, Seinfeld, Política, Economia, Negócios, SPFC, Esportes, próprios ou não, mas sempre dando o devido crédito. Ou não?

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Londres quer McDonald's e Coca-Cola fora da Olimpíada



11/07/2012 - 06h30

Londres quer McDonald's e Coca-Cola fora da Olimpíada

RODRIGO RUSSO
DE LONDRES


A menos de três semanas do início dos Jogos Olímpicos, a Assembleia de Londres (órgão legislativo municipal) contesta os patrocínios de Coca-Cola e McDonald's para a competição e pede que sejam banidos --o que é pouco provável de acontecer.

A Assembleia aprovou recentemente moção em que pede ao Comitê Olímpico Internacional (COI) critérios mais rígidos para os patrocínios, evitando produtos ligados à obesidade infantil.

Editoria de Arte/Folhapress

A autora da proposta, a parlamentar Jenny Jones, do Partido Verde, declarou que "Londres ganhou o direito de sediar os Jogos de 2012 com a promessa de deixar um legado de crianças mais ativas e sadias ao redor do mundo".

Para Jones, é um contrassenso que a competição e o COI sejam patrocinados por empresas que fornecem produtos altamente calóricos.

No Reino Unido, mais de 30% das crianças estão acima do peso ou têm obesidade. Na população adulta, o percentual sobe para 60%.

A Assembleia pede que a Prefeitura de Londres também adote critérios mais rígidos para patrocínios de futuras competições esportivas.

O McDonald's e a Coca-Cola têm contratos que garantem a exclusividade da venda de alimentos e de bebidas não alcoólicas nos locais que abrigarão disputas olímpicas.

No Parque Olímpico, na região leste da cidade, o McDonald's terá a sua maior loja do mundo, para 1.500 pessoas --dez vezes mais que a média de seus restaurantes.

A Coca-Cola ressalta que mais de 75% das bebidas que espera vender durante os Jogos serão água, sucos e refrigerantes sem açúcar. O McDonald's, por sua vez, defende-se com base em um menu que inclui saladas e opções mais saudáveis.

Apesar das críticas, o patrocínio dessas organizações é uma das maiores fontes de renda do movimento olímpico. De acordo com a revista "Time", cerca de 40% das receitas olímpicas são oriundas de parcerias comerciais.

A Coca-Cola é patrocinadora dos Jogos Olímpicos desde a edição de 1928, em Amsterdã. Essa é a parceria comercial de maior longevidade entre empresas e o COI. O McDonald's tem presença ininterrupta na Olimpíada desde 1976, em Montreal.

Lefteris Pitarakis - 25.jun.12/Associated Press
Funcionária em loja para 1.500 pessoas, que foi construída pelo McDonald's dentro do Parque Olímpico em Londres

Funcionária em loja que foi construída pelo McDonald's dentro do Parque Olímpico em Londres


Nenhum comentário:

Postar um comentário