Época - Blog O Filtro
(http://colunas.epoca.globo.com/ofiltro/2011/04/12/por-que-a-china-gosta-tanto-dos-brics/)
17:20, 12/04/2011
Redação Época Brasil
Na quinta-feira, Brasil, Rússia, Índia e China, pela primeira vez ladeados pela África do Sul (South Africa, em inglês), fazem reunião dos Brics em Pequim. O encontro é observado pela comunidade internacional com um misto de desconfiança e expectativa. Expectativa porque são países importantes no cenário internacional, e desconfiança porque são muito heterogêneos.
Reportagem do The Wall Street Journal discute tal questão e diz que a China tem um interesse especial em manter o grupo funcionando e, mais ainda, adicionar outros integrantes, como fez com a África do Sul, porque "há muito tempo se posiciona como um tipo de defensora do mundo em desenvolvimento, e em troca busca países relativamente mais pobres para se aliar contra os desenvolvidos em temas como direitos humanos e mudanças climáticas".
Zhu Feng, vice-diretor do Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos da Universidade Peking (de Pequim), diz que os membros dos Brics estão cientes das limitações do grupo como contrapeso ao poder dos Estados Unidos. Ainda assim, ele diz que o grupo pode ajudar a China a aliviar tensões com outras potências emergentes, e que expandir o grupo pode ser benéfico para os objetivos de longo prazo de Pequim. "Para a China, é uma meta importante que os países emergentes consigam produzir cooperação e unidade", disse.
José Antonio Lima
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário