Veja.com
(http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/forcas-de-ouattara-voltam-a-atacar-residencia-de-gbagbo)
Internacional
07/04/2011 - 17:49
Costa do Marfim
Um embaixador e sete diplomatas japoneses já foram resgatados do local
Tanque das forças pró-Gbagbo atingido por um míssil antitanque das forças francesas durante resgate de embaixador e diplomatas japoneses (AFP)
As Forças Republicanas da Costa do Marfim, leais ao presidente eleito Alassane Ouattara, reiniciaram os ataques à residência oficial do chefe de estado Laurent Gbagbo nesta quinta-feira. Depois de fracassar na tentativa de ocupar o reduto na quarta-feira, as tropas de Ouattara voltaram com artilharia pesada para permitir a posse do presidente eleito.
O governo francês afirma que a saída de Gbagbo é "irremediável" e deve acontecer em breve. O ministro da Defesa, Gérard Longuet, disse que "só restam umas centenas de combatentes" leais a Gbagbo e que Ouattara conta com cerca de 2.000 militares.
Resgate - Forças francesas da Operação Licorne resgataram o embaixador japonês na Costa do Marfim e outros sete diplomatas na noite da última quarta-feira. O embaixador, Yoshifumi Okamura, morava perto do reduto ocupado e teve sua casa atacada por mercenários leais a Gbagbo. Ele e outros diplomatas japoneses ficaram presos em um quarto seguro depois que a residência presidencial em Abdijan foi atacada e ocupada, enquanto os combates entre forças pró-Ouattara e pró-Gbagbo se intensificaram.
O porta-voz do exército francês, Thierry Burkhard, confirmou que "um grupo de mercenários armados invadiu a residência do embaixador japonês em Abidjã e primeiro começaram a roubar objetos, depois instalaram morteiros e granadas propelidas por foguete no telhado da residência". Ele também afirmou que um dos diplomatas ficou ferido durante o ataque.
(Com agência Estado e EFE)
Tags: costa do marfim, gbagbo, guerra, ouattara.
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário