Veja.com
(http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/forcas-de-gbagbo-retomam-territorio-em-abdijan)
Internacional
08/04/2011 - 22:09
Costa do Marfim
Negociações de paz foram usadas como um truque para retomar posições estratégicas
Forças leais ao chefe de estado da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, retomaram território em Abidjan nesta sexta-feira. As tropas, ainda usando artilharia pesada, se aproveitaram de trégua para negociações de paz para retomada de território. "Eles claramente usaram a trégua de terça-feira como um truque para reforçar suas posições", disse o subsecretário-geral da ONU para operações de paz, Alain Le Roy, à rede britânica BBC.
No momento, as tropas de Gbagbo controlam as áreas de Plateau e Cocody, em Abidjan. Le Roy disse que há evidências de que as forças ainda estão usando armas pesadas, incluindo tanques, 21 lançadores de foguetes, foguetes lançadores de granada e transportadores blindados de pessoal. Ainda nesta sexta, as forças de Gbagbo atacaram a residência do embaixador da França em Abidjan.
Crise - O país vive em caos depois que Ouattara foi eleito presidente, mas Gbagbo se recusou a deixar o poder, em novembro. A comunidade internacional reconhece Ouattara como presidente, e forças da ONU e da França ocupam o país para proteção de civis. Nesta sexta, a Organização das Nações Unidas anunciou que a situação da Costa do Marfim é alarmante.
Tags: conflitos, costa do marfim, gbagbo, onu, ouattara.
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário