Opinião do Blog:
Tem uma série da HBO sobre a queda da família de Sadan Hussein que recomendo!
Ricardo Bampa - Sáb, 12 Fev, 2011 | 23:14:01
------------------------------------------------
Veja Online
12/02/2011 - 21:04
Cinema
Exibido na mostra paralela Panorama, The Devil's Double leva à tela Uday Hussein
Interpretar uma das amantes de Uday Hussein, filho do ex-ditador do Iraque, no filme The Devil's Double (O Duplo do Demônio, numa tradução livre), atração do 61º Festival de Berlim, não foi uma das tarefas mais agradáveis da carreira de Ludivine Sagnier (de Canções de Amor). "Dezenas de extras tiveram que ficar nus para filmarmos umas das festas loucas de Uday. No início, a ideia até parecia divertida, mas, quando nos demos conta de que aquilo tudo era um esforço para reproduzir o estilo de vida de um sujeito sanguinário e imoral, cheguei a ficar um pouco constrangida com a situação", contou a jovem e bela atriz francesa de 31 anos, na tarde deste sábado, em entrevista a VEJA.
Exibido na mostra paralela Panorama, o filme do diretor neozelandês Lee Tamahori (de 007 – Um Novo Dia para Morrer) recria a história de Latif Yahia, ex-colega de escola de Uday, forçado a trabalhar como dublê do mais truculento e irresponsável dos filhos de Saddam Hussein, no início dos anos 1990. Revoltado com as atrocidades cometidas pelo herdeiro do Iraque, que chegava a perseguir estudantes nas ruas e estuprá-las, Yahia tentou fugir várias vezes do país. Quando finalmente conseguiu seu intento, foi perseguido pela inteligência iraquiana no mundo inteiro, até a execução do ditador, em 2004. "Não volto mais para o Iraque. Meu país acabou", afirma Yahia.
Tanto Yahia quanto Uday são interpretados pelo mesmo ator, o britânico Dominic Cooper (de Mamma Mia!), que muitas vezes contracena com ele mesmo no filme de Tamahori. "Tive toda a liberdade para interpretar um personagem extremamente extravagante e irresponsável, que era capaz de cruzar zonas de guerra em sua Ferrari como se nada o abalasse", descreveu o ator em entrevista à reportagem. "Mas é bom lembrar que The Devil's Double não é um filme biográfico ao pé da letra, ele apenas oferece uma visão de um pesadelo que foi a convivência como um cara como Uday Hussein", elaborou Cooper, lamentando a ausência do diretor em Berlim, por motivos particulares.
Tags: berlinale, festival de berlim, iraque, saddam hussein, uday hussein.
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário