Veja.com
(http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/na-costa-do-marfim-tropas-de-presidente-eleito-avancam-apos-desercao-em-massa-de-exercito-opositor)
31/03/2011 - 11:00
África
Na manhã desta quinta-feira, o ex-presidente da Costa do Marfim Laurent Gbagbo – derrotado nas urnas, mas que se recusa a deixar o poder – era praticamente um homem vencido também no campo de batalha. Suas tropas quase não oferecem nenhuma resistência à ofensiva das forças de Alassane Ouattara, presidente eleito segundo instituições internacionais que incluem a Organização das Nações Unidas (ONU).
Os homens de Ouattara não param de avançar. Entraram na noite de quarta-feira em San Pedro, primeiro porto de exportação de cacau do mundo, informaram habitantes da cidade. "Penetraram na cidade e atiraram com armamento pesado no centro. Os milicianos que saqueavam San Pedro fugiram em todos os sentidos", disse um habitante por telefone.
Horas antes, os partidários de Ouattara tomaram a cidade de Soubré, 120 quilômetros ao norte de San Pedro, porto estratégico para a Costa do Marfim, maior exportador de cacau do planeta. Eles também assumiram o controle da cidade de Gagnoa (centro), na região natal de Gbagbo. "Entraram sem combater, após as tropas de Gbagbo deixarem a cidade pela manhã", declarou um morador.
"Chegaram em veículos 4X4 e agora controlam Gagnoa, onde não há mais homens da FDS (Forças de Defesa e Segurança, leais a Gbagbo). A população comemora nas ruas". As tropas de Ouattara iniciaram na segunda-feira passada uma vasta ofensiva, em todo o país, quatro meses após a sangrenta crise pós-eleitoral.
(Com agência France-Presse)
Tags: costa do marfim, crise, eleições, gbagbo, guerra civil, ottawa.
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário