Fotógrafo clicou famoso "abraço da vitória" dos Obama do ângulo oposto
17/11/2012 - 13h49
DE SÃO PAULO
A foto mais tuitada da história tem um outro lado.
O site da revista "Slate" publicou a imagem com que Barack Obama comemorou sua reeleição à Presidência dos Estados Unidos, na qual está abraçado à mulher, Michelle, vista do ângulo oposto.
Na recém-revelada imagem, a primeira-dama aparece sorrindo e de olhos fechados (fazia dias que não via o marido na ocasião).
Abraço dos Obama
A foto original bateu recordes na internet : recebeu o maior número de "retweets" da história do Twitter, cerca de 630 mil retransmissões, e o maior número de "curtidas" do Facebook, mais de três milhões.
No Twitter, Obama escreveu : "Mais quatro anos".
O fotógrafo David Burnett, autor da segunda versão, cobria o comício de Iowa pela revista "People", assim como Scout Tufankjian, que fez o clique original.
Ele disse à "Slate" por e-mail que, quando viu a famosa foto, ficou intrigado, porque não lhe pareceu ser uma imagem de novembro (a eleição terminou no dia 6). Quando soube que era um clique de agosto, em Iowa, recorreu a seus arquivos e procurou pela foto que imaginava ter feito naquele exato instante, só que de outro ângulo.
"Mesmo quando há fotógrafos enfileirados, um ao lado do outro, alguns conseguem a imagem e outros, não. Até em lugares onde há limites para você se movimentar e achar os melhores ângulos, existe o momento em que 'a foto' acontece, mesmo que ninguém perceba. Você precisa dessa combinação de visão, reação e intuição para se antecipar".
Segundo o fotógrafo, havia algo como 10 mil pessoas no comício, mas parece que a foto foi feita em uma cidade pequena e pacata e que os dois estavam isolados.
"Essa é a mágica da fotografia. Achando esses momentos reveladores em meio ao tumulto", concluiu Burnett.
Nenhum comentário:
Postar um comentário