DE SÃO PAULO
Uma reportagem sobre a prisão por porte de drogas de um cunhado de um senador republicano, ocorrida em 1987, levou seis dois oito pré-candidatos do partido à Presidência dos EUA a rejeitarem um convite para um debate na emissora Univision, informa o jornal americano "Miami Herald".
Informações da emissora BBC Mundo indicam que a Univision, emissora americana que transmite em espanhol para o publico hispânico nos EUA, possa ter abordado o assunto como forma de retaliar um pedido de entrevista negado pelo senador Marco Rubio, cujo cunhado Orlando Cicilia foi tema da reportagem.
No entanto, o site do Knight Center for Journalism in the Americas, centro que analisa a mídia internacional, informa que na visão do jornal "New York Times" a cobertura do canal foi equilibrada.
Mike Carlson/Associated Press - 12.set.2011 | ||
Imagem mostra os pré-candidatos republicanos durante debate organizado pelo Tea Party e a CNN em setembro |
Os candidatos Rick Perry, governador do Texas, Jon Huntsman, ex-embaixador dos EUA na China, Michele Bachmann, Herman Cain, Newt Gingrich, Mitt Romney e Rick Santorum enviaram comunicados para anunciar que não participariam do debate até que o assunto fosse resolvido, diz o Knight Center.
A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) criticou na sexta-feira (7), a decisão republicana de boicotar o debate.
O presidente da organização, Gonzalo Marroquín, considerou que o boicote prejudica o processo democrático pois "fere o direito do público de estar devidamente informado".
France Presse/Reuters/Associated Press | ||
Imagem mostra republicanos Perry (esq.), Bachmann, Cain, Gingrich, Huntsman Jr., Paul, Romney e Santorum |
De acordo com o "Miami Herald", a Telemundo, principal concorrente da Univision no mercado hispânico nos EUA, anunciou que transmitiria um debate entre candidatos republicanos com tradução simultânea para o espanhol, em conjunto com o "National Journal" e o jornal "The St. Petersburg Times".
Sent from my iPad
Nenhum comentário:
Postar um comentário