(http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,documentos-de-bin-laden-revelam-fraquezas-da-al-qaeda,739693,0.htm)
Terrorista estava tramando maneiras para que a rede reafirmasse sua força e aprovou a criação de uma unidade 'contra-inteligência' para afastar traidores e espiões de dentro da organização
02 de julho de 2011 | 0h 35
Efe
WASHINGTON - Os documentos recolhidos no complexo onde foi localizado Osama bin Laden em maio demonstram que o líder da organização terrorista Al Qaeda estava preocupado com a situação financeira da rede e com os ataques de aviões não tripulados dos Estados Unidos, revelou na sexta-feira, 1, o Washington Post.
Segundo o diário, que cita autoridades que trabalham na equipe de investigação criada para analisar os documentos apreendidos no dia 2 de maio, durante o ano passado Bin Laden enviou e-mails expondo sua preocupação.
De fato, o terrorista estava tramando maneiras para que a rede reafirmasse sua força e aprovou a criação de uma unidade de 'contra-inteligência' para afastar traidores e espiões de dentro da organização.
Segundo os documentos, poucos meses antes da Primavera Árabe, Bin Laden advertiu seus filiados no Iêmen e em outros lugares de que era muito cedo para criar um Estado islâmico, argumentando que não havia suficiente apoio regional à Al Qaeda para justificar tímidos passos em direção ao restabelecimento do califado.
Os analistas da CIA e de outras agências estão estudando minuciosamente os arquivos acumulados durante anos por Bin Laden, o que usarão para recriar um novo retrato e uma ideia mais real da Al Qaeda e de seu fundador.
Segundo as autoridades, o material seguirá fornecendo informações sobre a organização terrorista nos próximos anos, embora o grosso do trabalho já esteja feito.
?
Tópicos: , Internacional, Outras regiões
Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário